Era uma vez alguns homens reunidos com a intenção de estabelecer um governo republicano independente de Portugal. Bom, isso aconteceu lá por 1789 e esses homens eram chamados de inconfidentes. O resto da história você já sabe, não é? No dia 21 de abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi executado e esquartejado por ser o único a assumir toda a responsabilidade pela Inconfidência.
Hoje em dia, é considerado herói nacional e o dia da sua morte virou feriado no Brasil.
Tiradentes: herói nacional
Mas dia 21 de abril não é só dia de Tiradentes, não. Também é dia do metalúrgico, da Polícia Civil e Militar e da latinidade.
Além disso, muitas coisas aconteceram nessa data. Em 1960, foi fundada Brasília; Ayrton Senna venceu pela primeira vez na Fórmula 1, em 1985, em Portugal; Iggy Pop nasceu em 1947; Tancredo Neves, que foi presidente do Brasil, morreu em 1985. Entre tantos outros acontecimentos.
Mas não estou aqui para falar dessas datas. Isso tudo foi só para fazer uma introdução e relembrar um pouco do que aconteceu em 21 de abril.
Falando nisso, o que você fez no dia 21 de abril de 2008?
Era bem aqui que eu queria chegar. Segunda-feira, feriadão! O dia me rendeu uma pequena análise da televisão brasileira e de alguns acontecimentos recentes.
18h00. MTV Na Rua.
Programa ao vivo e itinerante, apresentado por Penélope Nova.
Gosto muito do programa, da idéia, da maneira como os temas são abordados, da participação da audiência. Cada dia eles estão em um lugar diferente de São Paulo e na segunda estavam na Praça Alexandre Gusmão.
Penélope: a queridinha da MTV
O primeiro assunto comentado foi o desaparecimento do padre Adelir de Carli, que decolou de Paranaguá, no Paraná, levado por mil balões coloridos de festa. A intenção da viagem era promover as ações da Pastoral Rodoviária, mas pelo visto, não deu muito certo. Quer dizer, até deu certo, já que isso virou notícia no mundo todo. Só falta um pequeno detalhe: achar o padre. Será que ele encontrou o Ulysses Guimarães? Ou será que ele caiu na ilha de Lost? (piadinhas de mau gosto, né?).
Ulysses Guimarães, padre Adelir e a galera de Lost: todos juntos e unidos numa só união.
Depois do padre, uma notícia que tem tudo para virar uma poluição sonora: Hudson, da dupla sertaneja Edson & Hudson vai lançar (ou já lançou) seu primeiro trabalho-solo, Turbination. Sim! O nome é esse mesmo. Só que dessa vez ele assume as guitarras e puxa (bem mais) pro lado heavy metal. Será que vai dar certo?
19h00. Scrap MTV.
Depois do MTV Na Rua, continuei assistindo o mesmo canal e parei pra ver o programa da MariMoon. A convidada do dia era uma tal de Dani Calabresa, que eu nunca tinha escutado falar e acabei descobrindo que a moça é atriz e optou por fazer comédia, já que não se considera bonita o suficiente para se tornar protagonista de uma novela em horário nobre.
Não vou falar do trabalho dela porque não conheço e nunca vi (e também não tive vontade de ir atrás) e também prefiro nem comentar sobre a MariMoon e seu estilo "meigo" de apresentar um programa.
Para evitar problemas, resolvi mudar de canal.
MariMoon: a VJ do cabelo rosa
19h11. SP TV.
Hora do jornal local na Globo e óbvio que o assunto mais comentado era o caso da menina Isabella, ainda mais depois da entrevista que passou no Fantástico (um dia antes), com o pai e a madrasta da criança.
O jornal reprisou os "melhores momentos" do show de falsidade e frieza daqueles dois seres humanos (se é que merecem ser chamados assim) e mostrou alguns especialistas analisando as reações dos dois durante a entrevista.
No domingo, quando passou a entrevista na íntegra, fiquei revoltado com aquelas baboseiras que eles falaram. Parecia um teste de elenco para a nova temporada da Malhação: textos decorados, lágrimas de mentira, repetição das histórias. O diretor (nesse caso o advogado de defesa), auxiliou os dois candidatos e pediu para que deixassem bem claro o quanto eram felizes e que a Isabella completava a formação de uma família feliz. Textos (muito bem) decorados, mas infelizmente eles foram reprovados. O motivo? Péssima atuação!
E no final, para encerrar com chave de ouro, o pai da menina fez questão de (tentar) mostrar que estava revoltado e que não vai sossegar até encontrar o assassino da filha.
Bom, se ele está achando difícil essa tarefa e acha que a polícia é incompetente, vou até ajudar o moço: basta levantar a bunda do sofá, caminhar até o banheiro mais próximo e parar na frente do espelho. Pronto. Achou o assassino! Sossegou, Alexandre Nardoni? É mais fácil do que jogar Detetive...
Chega desse assunto! O povo já está saturado com tanta informação sobre esse caso. Mas quem quiser saber um pouquinho mais, vale a pena ler a matéria que a revista Veja dessa semana publicou.
Capa da Veja: edição 2057
19h37. Resolvi dar uma passeada pelos canais para ver o que estava passando na TV.
No SBT, consegui pegar o finalzinho de Chaves e a abertura de Chiquititas 2008 (descaradamente uma cópia do filme A Fantástica Fábrica de Chocolates). E eu que achei que Chiquititas era coisa da minha infância...
Na Record, passava Pica Pau. Achei estranho e meio nada a ver passar desenho nesse horário. Mas, tudo bem! Quem sou eu para mexer na grade de programação do bispo Edir Macedo, não é mesmo?
No AXN, os super detetives do C.S.I. desvendavam mais um crime e no novo canal lançado pela turma da Fox, o FX, passava o filme O Âncora, com Will Ferrell. Não gosto dele, não acho graça nas suas piadinhas e acho o filme muito ruim.
Preciso dizer que mudei de canal?
19h39. Beleza Pura.
Voltei pra Globo e parei para ver a novela das sete, Beleza Pura. Sou noveleiro assumido e gosto dessa. Não que eu acompanhe direto, mas toda vez que está passando, eu paro para dar uma olhadinha.
A primeira coisa que me chamou a atenção foi a cara do Edson Celulari. Não sei se era muita maquiagem no rosto ou muito botox. Não tem como não ficar prestando atenção naquele rosto que mais parece uma foto ajustada no photoshop. Tudo bem que não chega a ser algo assustador como a Gretchen, que não tem mais onde colocar tanto botox, mas acontece que a atuação dele não me convence e não prende minha atenção.
Edson Celulari e Gretchen: separados no nascimento
Outro que me irrita profundamente é o Rodrigo Lopéz, que interpreta o Betão. Todas as vezes que eu vejo uma cena com ele, fico pensando onde estava a cabeça da pessoa que escolheu esse rapaz para fazer parte do elenco da novela. Ele é muito ruim! Muito! E ainda colocam o cara para interpretar um maquiador, levemente afetado. Por favor! Curso de interpretação pra ele, já! Agora!
Betão: cadê o talento e a beleza pura?
Mas ainda bem que os outros atores não são (tão) iguais a ele.
Adoro a Rakelli! Acho ela demais! Fizeram muito bem em tirar o véu da Isis Valverde (que interpretou a Ana do Véu, na novela Sinhá Moça, e passou boa parte da trama com o rosto escondido). Ela manda muito bem e já conquistou muito telespectador com aquele jeito doido de ser. E sabe o que eu mais acho divertido na personagem? O sonho de se tornar dançarina do Caldeirão do Huck! Em breve ela estará nas capas de revistas como VIP ou Playboy. Não tenho dúvida!
E a Maria Clara Gueiros? Já gostava dela em Minha Nada Mole Vida (aquele seriado do Jorge Horácio) e agora, em Beleza Pura, ela continua sensacional!
A novela estava quase acabando e resolvi mudar de canal.
Isis e Maria Clara: destaque com beleza pura
19h59. TV Fama.
Não tive como não parar para ver a Íris, ex-BBB, apresentando o programa ao lado de Nelson Rubens e Adriana Lessa. Péssima! Quer dizer, ela já foi pior.
Desliguei a TV e fui fazer palavras cruzadas, que aliás, estou viciado. Problemas e desafios de lógica, então? Nossa! Só de escrever já me deu vontade de fazer.
Mais tarde liguei a TV e fui dar uma volta pelos canais. Quem eu encontro? Luciana Gimenez! Será que só eu assisto com aquela sensação de que a qualquer momento ela vai falar uma coisa errada? Estou começando a desconfiar que lá no meu inconsciente eu fico torcendo para que ela erre. Será que eu sou ruim? Será que eu sou do mal? Medo!
Mas o pior não foi ver (e ouvir) a Luciana Gimenez. A convidada da noite era a modelo (juro que essa foi a única opção que encontrei para classificá-la) plastificada, Ângela Bismarchi. Ela só namora cirurgiões, já fez não sei quantas mil plásticas e no último carnaval, puxou os olhos para ficar igual a uma japonesa. A sua mais recente decisão é voltar a ser virgem, ou seja, vem mais plástica por aí! Mas isso foi só uma introdução sobre a moça, pois o auge do programa foi quando ela falou: "Faço isso pelos meus fãs". Não sei qual era a pergunta, pois na hora que troquei de canal, a primeira coisa que ouvi foi isso. Então, caros leitores, me pergunto: QUEM é fã de Ângela Bismarchi? QUEM? O que essa mulher faz para ter fãs? Não, não... tem cada coisa nesse mundo!
Ângela Bismarchi: tudo pelos fãs
Após essa magnífica declaração, troquei de canal e vi o primeiro episódio do Família MTV, com a Cláudia Leitte. Alguém pode fazer o favor de avisar essa mulher que ela não é a Ivete Sangalo e nunca vai ser? Obrigado!
Depois de uma bomba atrás da outra, fiz a melhor coisa que deveria ter feito: desliguei a TV e voltei a fazer palavras cruzadas.
Nada como um dia após o outro...
Buenas!
Vitor.